Esporte

                    Skate

O skate (pronuncia-se skêit) é um esporte inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.









              

 









                              Paraquedismo     



As primeiras experiências com pára-quedas datam do século IX, na península Ibérica. Na época, a região, sob domínio árabe, era um dos centros tecnológicos do mundo. E foi lá, em Córdoba, em 852, que Armen Firman tentou alçar vôo, atirando-se no vazio do alto de uma torre.
  

            O primeiro teste prático foi realizado pelo inventor croata Faust Vrancic. Em 1617, ele saltou de uma torre em Veneza com um pára-quedas quadrado e autodenominou-se  homo volans (homem voador).

            O interesse pelo artefato que aparava a queda de homens só aumentou muito tempo depois, já na era iluminista. Nessa época o material utilizado era muito pesado, então o inventor francês Blanchard pensou num protótipo mais leve, compacto  e dobrável que a madeira e o linho. A saída lógica foi a levíssima seda. Quem deu o primeiro salto utilizando esse novo material foi, o também francês, André Jacques Garmerin, em 1797, usando uma seda de 7 metros de diâmetro, parecida com um guarda-chuva. O salto foi um sucesso, 
altura de 2500 metros.

        


O salto de pára-quedas mais alto do mundo  


Joe Kittinger, ou Joseph William Kittinger II, é detentor de quatro incríveis recordes: maior altitude alcançada por um balão, maior altitude de um salto de pára-quedas, maior queda livre e maior velocidade alcançada por um homem através da atmosfera.

Joe Kittinger nasceu em 1928, e aos 17 fez seu primeiro vôo, juntando-se à Força Aérea aos 21. Em 1954 se tornou piloto de testes do Air Force Missile Development Center em Holloman AFB, Novo México. Um dos projetos dos quais participou acelerou o Coronel John Paul Stapp a altas velocidades visando determinar como o stress gravitacional afetava o corpo humano.